domingo, 25 de outubro de 2009

Influência climática ou negligência?

A Venezuela passa por um período complicado em relação ao fornecimento de energia, o presidente Hugo Chávez afirma que essa crise só está ocorrendo devido ao El Niño, fator climático que altera a quantidade de chuva fazendo com que o nível de água nos reservatórios diminuam sendo assim faltando água e energia, mas analistas discordam da justificativa de Chávez, afirmam que ele foi negligente pois prometeu melhoras no fornecimento de energia mas não cumpriu e agora está correndo atrás do prejuízo, mas até as novas hidroelétricas serem construídas a companhia responsável pela distribuição de energia e água confirmaram redução no fornecimento de água e energia.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1351958-9356,00-ESCASSEZ+FAZ+A+VENEZUELA+RACIONAR+AGUA+E+ENERGIA.html

Eleições Uruguaias

Os colégios eleitorais uruguaios abriram suas portas às 8h (mesma hora de Brasília) deste domingo. O país realiza eleições gerais para escolher o futuro presidente do país para o período 2010-2015 e o futuro Parlamento.
Os 2,563 milhões de uruguaios convocados às urnas se pronunciarão simultaneamente em dois plebiscitos sobre a anulação da lei de caducidade dos crimes cometidos durante a ditadura e sobre a possibilidade de habilitar o voto por correio.
O candidato da governante coalizão de esquerda Frente Ampla, José Mujica, é o favorito a ganhar o pleito, mas parece difícil que sua candidatura consiga superar os 50% dos votos para vencer em primeiro turno.
O segundo plebiscito se refere à possibilidade de habilitar, a partir das eleições de 2014, o voto por correio, algo sem precedentes no país.Os dois plebiscitos precisam superar 50% dos votos válidos para serem aprovados e, segundo as pesquisas, têm uma intenção de apoio popular próximo ao limite mínimo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Governo interino propõe que Micheletti e Zelaya desistam de presidir Honduras


Os negociadores do governo interino de Honduras propuseram nesta sexta-feira (dia 23) que tanto o presidente atual, Robertto Micheletti, como o deposto, Manuel Zelaya, desistam da presidencia do país em crise.


Tal proposta, anunciada pela negociadora Vilma Morales, tem como base o fato de que todas as tentaivas de alcançar um acordo esbarraram na questão sobre o retorno de Zelaya, que deseja cumprir seu mandato, que se encerraria em janeiro.


Vilma Morales disse também que se Zelaya desisitir de voltar ao cargo, Micheletti deixará o governo também.


Micheletti alega que o presidente foi deposto legalmente por ter violado a constituição ao ter tentado estender seu mandato. Já Zelaya nega ter tomado medidas inconstitucionais e reclama das tropas hondurenhas que se mantêm do lado de fora da embaixada brasileira em Tegucigalpa, com ordens de prende-lo se sair.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Milícia Boliviariana


Cada vez mais Hugo Chávez esta tornando a venezuela em uma ditadura. Foi aprovada uma lei no congresso venezuelano para que milícias, ligadas ao presidente Chávez,façam parte das forças armadas. A oposição alega que o objetivo de Chjavez é treinar a população militarmente para fazer o que lhe parecer certo, e esse é o problema, pois assim Chávez pode reprimir a oposição e impor todas as suas vontades sem que seja questionado ou punido pela lei já que ele terá controle absoluta, tomará que a oposição esteja errada.

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1334979-10406,00-CONGRESSO+APROVA+MILICIAS+DE+CHAVEZ+NAS+FORCAS+ARMADAS.html

sábado, 26 de setembro de 2009

Sem Solução

A crise política em Honduras continua sem solução, já que o presidente interino do país, Roberto Micheletti, e o presidente deposto, Manuel Zelaya, se negam a negociar. Enquanto nenhum dos lados cede, Zelaya permanece refugiado na Embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital hondurenha.
Na sexta-feira, o governante interino afirmou que a melhor solução é o país escolher um novo presidente. Micheletti afirmou que está disposto a renunciar, mas descartou completamente a volta de Zelaya. Por outro lado, o presidente deposto só aceitar negociar se retornar ao poder do país da América Central.

Também na sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU condenou o cerco da Embaixada do Brasil em Honduras e exigiu que ele seja imediatamente interrompido. A sede da diplomacia brasileira está cercada desde segunda-feira, quando Zelaya voltou a Tegucigalpa.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Zelaya voltou de surpresa a Honduras e está abrigado na Embaixada do Brasil



Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, voltou clandestinamente ao país nesta segunda-feira (21). Zelaya está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, capital hondurenha, e está acompanhado de assessores e de sua mulher, Xiomara Castro.


Tal fato nao agradou nenhum pouco o presidente interino Roberto Micheletti que pediu que o governo brasileiro entregue Zelaya para que ele seja submetido à Justiça.


O governo interino protestou contra o Brasil por ter abrigado Zelaya e o responsabilizou por qualquer ato de violência que possa acontecer perto da sede diplomática, que está cercada de manifestantes favoráveis ao presidente deposto.


Leia mais em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1312769-5602,00-GOVERNO+INTERINO+DE+HONDURAS+PEDE+QUE+O+BRASIL+ENTREGUE+PRESIDENTE+DEPOSTO.html

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Presidente Colombiano contrai vírus da gripe A

Alvaro Uribe, atual presidente colombiano, que é outro presidente cujo quer realizar o polemico terceiro mandato, contraiu a doença na sexta-feira na volta da cúpula de bariloche aonde representava os interesses de seu país num acordo militar com os Estados Unidos.
Após ter espirrados muitas e muitas vezes, chegou em Bogotá e realizou exames médicos , estes que confirmaram que ele possuía o novo vírus H1N1.
O presidente permanece totalmente isolado e em repouso, segue em sua residencia oficial e resolve seus assuntos por telefone e endereços eletrônicos ja que todas todas as atividades públicas de seu governo foram canceladas.Os funcionários que tem contato com ele usam sempre máscaras como forma de medida preventiva.
Uribe ja é o segunda presidente da américa-latina a contrair a doença, o presidente costarriquenho Oscar Arias, ja havia contrariado a doença anteriormente.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais um será?


Na ultima quarta-feira, 19, foi aprovado no senado colombiano um referendo sobre uma possível reeleição de Álvaro Uribe, ou seja, o seria o seu terceiro mandato como presidente, mas o referendo ainda falta ser aprovado na Câmara de Representantes, para então a população votar. È muito provável que se o referendo chegar a votação publica o atual presidente se reelegera, pois foram feitas pesquisas sobre a popularidade de Uribe mostrando que está em grande vantagem sobre os outros candidatos chegando a 72% a intenção de voto numa possível reeleição, entretanto Uribe ainda não confirmou se tentará se reeleger mesmo com a aprovação do referendo, mas as chances são grandes, de mais uma pais conseguir a reeleição. Temos que ficar atentos pois vai que a moda pega, mais do que já pegou.

http://www.opovo.com.br/opovo/internacional/802286.html
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/america-latina/referendo-aprovado-para-terceiro-mandato-de-uribe/

domingo, 23 de agosto de 2009

Venezuela quer que Unasul lute contra bases dos EUA


O acordo fechado entre Bogotá e Washington que da ao exército norte-americano o direito de usar pelo menos sete base militares colômbianas, esta incomodando e muito alguns dos líderes latino-americanos, principalmente o venezuelano Hugo Chávez.


A Venezuela aproveitará a cúpula extraordinária da Unasul em Bariloche, na próxima semana, para pedir que o organismo se empenhe no "processo de reversão" do acordo militar assinado, indicou neste sábado (22) o ministro das Relações Exteriores venezuelano Nicolás Maduro.


"Esperamos que da cúpula de Bariloche surjam importantes conclusões que permitam garantir ao continente sul-americano que as bases de paz se multipliquem, e que as bases militares dos Estados Unidos iniciem um processo de reversão", disse Maduro

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A semana badalada de Chávez.

Em apenas uma semana Hugo Chávez , o tenente-coronel venezualano realizou vários atos polemicos e tudo de uma vez só desde ataques em canais de televisão até eleições que podem ser manipuladas na Venezuela.

É visivel que Hugo Chávez pretende acabar com o que existe de democrático na venezuela e começou o acabamento invadindo o unico canal de televisão que tem direito a criticar o regime e tambem rompeu a licensiatura de 34 emissoras de rádios.

O presidente venezuelano ainda teve seu mandato e seu regime benefeciados com 2 novas leis uma na educação que obriga as escolas a a adotarem a cartilha bolivariana e tambem outra lei na que pode manipular as eleições em função da mesma permitir a instalação de urnas dentro das sedes dos partidos politicos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Morales confirma veto dos EUA à compra de aviões militares

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vetaram a compra de aviões de combate de fabricação tcheca que La Paz pretende destinar à luta contra o tráfico de drogas.Morales lembrou nesta sexta, na cidade de Oruro, durante um ato pelo aniversário das Forças Armadas bolivianas, que seu governo conta com um orçamento para a compra de seis aviões tchecos do tipo L-159 Alca (sigla em inglês para avião ligeiro de combate) que possuem tecnologia americana.
"Esperamos seis, sete meses sem resultados, e os que tinham que nos vender os aviões nos dizem agora que tinham que consultar os EUA, e os EUA disseram não", revelou Morales.
O presidente boliviano acusou Washington de não apoiar a luta antidrogas e assegurou que as ações contra o narcotráfico na Bolívia seriam mais efetivas se o país contasse com essas aeronaves, cujo custo seria de US$ 57,8 milhões.
Em março, o governo boliviano revelou que debatia com o Departamento de Estado dos EUA a autorização para adquirir seis caças da República Tcheca.
Diante da negativa americana, Morales pediu nesta sexta aos chefes das Forças Armadas para que recorram a indústrias russas ou chinesas para comprar aviões com características similares.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Uribe diz que Congresso aprovará referendo sobre reeleição




Após Hugo Chávez e Evo Morales, presidentes da Venezuela e da Bolívia, respectivamente, terem adquirido o direito de se reelegerem, e da tentativa do mesmo por Manuel Zelaya, cujo acarretou na depoisição do presidente hondurenho, o líder colômbiano Álvaro Uribe espera uma decisão sobre a convocação de um referendo popular para saber se os eleitores concordam com uma segunda reeleição do governante.

Tal atitude apenas reforça a têndencia ditatorial que vem invadindo a América Latina. Além disso, será Lula o próximo? Tudo indica que não, porém o que antes parecia inviavél devido a deposição de Zelaya volta à tona com o ''gigante" colômbiano.


"Essa tendência ditatorial, vai além da influência de Fidel. Remete ao ideal bolivariano (Simón Bolivar), que visa a libertação das "colônias" das metrópoles dominantes."
Prof. Luchetta em comentário na postagem "Oposição apela por democracia" de 30 de março de 2009.






domingo, 26 de julho de 2009

Tentativa frustrada


Neste último sábado, dia 25, Manuel Zelaya tentou retornar a Tegucigalpa, capital de Honduras, pra então retomar o poder do qual foi retirado no dia 28 de junho através de um golpe de estado aplicado pelos militares hondurenhos. Zelaya tentou atravessar a divisa entre a Nicarágua e Honduras a pé, ele conseguiu atravessar a fronteira, no entanto permaneceu somente duas horas, foi obrigado a retornar a Nicarágua sob a pena de ser preso, Zelaya aguarda a chegada de sua família e de seus seguidores para tentar novamente a retomada do poder. A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião extraordinária e suspendeu Honduras e ainda afirmaram não aceitar Roberto Micheletti, líder interino de Honduras, como presidente.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1243117-5602,00-ZELAYA+PASSA+A+NOITE+EM+MUNICIPIO+NICARAGUENSE+PERTO+DE+HONDURAS.html

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Argentina e a gripe suína

A Argentina está cada vez mais paralisada em virtude da força da expansão do vírus H1N1, com suspensões de atividades em vários locais obrigando inclusive algumas cidades de fecharem suas portas por causa da doença que já causou 55 mortes no território argentino.
A província de Buenos Aires já tem 20 distritos com suas atividades oficias , esportivas e culturais canceladas para evitarem a propagação da doença.
Nestes distritos discotecas , bares , bingos, ginásios, teatros , museus , shoppings e cinemas apareceram fechados para combater a proliferação do vírus e já existem dados preocupantes aonde o numero de infectados podem chegar em 100 mil .
Alguns municípios como Luján ainda declaram o uso obrigatório de mascaras em igrejas e também aonde haja culto.A série de fechamentos se une ao adiantamento das férias escolares , alem de terem aulas já suspensas em função da gripe incluindo a grande Buenos Aires para evitar maiores complicações.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpe de Estado


No ultimo dia 28 de junho, ocorreu um golpe para retirar o até então presidente, Manuel Zelaya, do poder, a confusão começou quando Zelaya demitiu o chefe do comando militar, General Romeo Vásquez Velásquez, após ele ter se recusado a mandar o exercito hondurenho a distribuir folhetos fazendo propaganda política, a favor da modificação da Constituição atual de Honduras, que seria votado nesse referendo convocado por Zelaya, cuja discussão se referia sobre a possibilidade de reeleição, como já aconteceu em outros paises da América latina como Venezuela e Bolívia, entretanto muitas pessoas não gostaram da iniciativa do presidente e o estão acusando de “violar da constituição”.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Hugo Chávez ganha prêmio de jornalismo

O presidente da Venezuela , Hugo Chávez, recebeu nesta segunda-feira um prêmio municipal de jornalismo alternativo em Caracas pela "linguagem pedagógica e simples" com a qual explica "os valores do processo revolucionário" que lidera há uma década.
O líder recebeu graças com a "menção especial" do Prêmio Municipal Fabricio Ojeda, entregue nesta segunda-feira pelo Conselho Municipal de Caracas e a Comissão Permanente de Cultura, Patrimônio Histórico a meios de comunicação alternativos e comunitários, informou a estatal Agencia Bolivariana de Noticias (ABN).
O presidente recebeu a homenagem pela linguagem "pedagógica" que usa, "porque, usando a mesma desta maneira, atingiu o povo venezuelano, deixando conhecer e entender os valores de nosso processo revolucionário", disse o vereador governista Simón Pereira.
No dia 27 deste mês , Dia Nacional do Jornalista, o presidente irá comandar no Palácio de Miraflores a entrega do Prêmio nacional de jornalismo venezuelano.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

América Central cria sistema para prevenção de desastres naturais

Com o objetivo de evitar os danos causados pelos desastres naturais nos países centro-americanos, representantes dos nove países da região participaram de um seminário que marcou o ponto de partida para a criação do Sistema Mesoamericano de Informação Territorial para a Redução de Riscos de Desastres Naturais.
Representantes dos institutos geográficos e das associações de proteção civil de Guatemala, México, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia e Panamá se reuniram em território panamenho entre 3 e 6 de junho para estabelecer as bases que possibilitarão a execução da primeira fase do sistema.
O projeto é resultado do Plano Puebla-Panamá, conhecido atualmente como Projeto Mesoamérica, e pretende diminuir as vulnerabilidades da região, onde nos últimos 20 anos 32 mil pessoas morreram por causa de catástrofes naturais, segundo informações da DPA. Estima-se que 23 milhões de pessoas foram afetadas nas últimas duas décadas por cataclismos e eventos ocorridos na região.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cuba diz que não voltará à OEA

O governo de Cuba reiterou nesta segunda que não voltará à Organização dos Estados Americanos (OEA) e considerou o fim da suspensão imposta pelo órgão à ilha como uma derrota de Washington, em uma declaração divulgada hoje por todos os veículos da imprensa oficial cubana.

O texto repete argumentos expostos nas últimas semanas em artigos do ex-presidente Fidel Castro e agradece aos países da América Latina que, na semana passada, apoiaram o retorno de Cuba à OEA.

"Cuba acolhe com satisfação esta expressão de soberania e civismo, e agradece aos Governos que, com espírito de solidariedade, independência e justiça, defenderam o direito de Cuba a retornar", diz o documento.

"Cuba, no entanto, ratifica mais uma vez que não voltará à OEA",


Para ler mais sobre o assunto acesse: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3812605-EI8140,00-Cuba+diz+que+nao+voltara+a+OEA+e+anuncia+derrota+dos+EUA.html

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Decisão de Obama vetada pelo senado


O presidente havia anunciado o fechamento do presídio de Guantánamo, localizado em Cuba,até o final de janeiro de 2010. Atualmente encontram-se mais de 240 prisioneiros de 30 países diferentes em Guantánamo, o presidente dos EUA foi surpreendido pois sua decisão foi vetada, com quase todo o senado votando contra o fechamento, os principais motivos para essa decisão foi de que essa realização poderia afetar a imagem do governo de Obama, pois com o fechamento de Guantánamo certamente os presidiários lá encontrados seriam transferidos para penitenciarias de segurança máxima localizadas nos EUA, sendo assim oferecendo risco a população estadunidense.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Decreto boliviano prevê confisco de bens de quem financiar terrorismo

O governo Evo Morales aprovou no dia 20 um decreto para o confisco de bens de pessoas, empresas ou organizações civis acusadas de financiar grupos terroristas ou separatistas na Bolívia. A medida foi duramente criticada pela oposição, acusada de financiar práticas similares.
O Decreto Supremo 0138, aprovado pelo Conselho de Ministros, estabelece que a Promotoria e outras autoridades poderão processar crimes contra a seguridade do Estado em todo o país. O decreto ainda exige a retenção dos recursos financeiros dos acusados.
O presidente do Senado, Oscar Ortiz, do partido opositor direitista Poder Democrático e Social, qualificou o decreto de "terrorismo de Estado", porque, segundo ele, o confisco é uma medida que, há varias décadas, foi eliminado como pena em países democráticos. Para o senador, o objetivo do governo é eliminar qualquer possibilidade de oposição. A resolução deverá ser aplicada depois que um promotor qualifique o delito. Após serem confiscados, os bens dos acusados serão destinados ao programa de seguridade cidadã e seguridade do Estado.
Uma operação policial impediu, ainda, um suposto atentado ao presidente Evo Morales. Segundo o promotor que acompanhou o caso, os detidos declararam que empresários de destaque e políticos de Santa Cruz, opositores ao governo, haviam financiado o grupo separatista. A resolução deverá ser aplicada depois que um promotor qualifique o delito. Após serem confiscados, os bens dos acusados serão destinados ao programa de seguridade cidadã e seguridade do Estado.
A decisão foi tomada após a desarticulação, em abril, no departamento de Santa Cruz (o maior do país), de um grupo formado por bolivianos, húngaros, croatas e irlandeses. O grupo pretendia separar o departamento do país.
Uma operação policial impediu, ainda, um suposto atentado ao presidente Evo Morales. Segundo o promotor que acompanhou o caso, os detidos declararam que empresários de destaque e políticos de Santa Cruz, opositores ao governo, haviam financiado o grupo separatista.

sábado, 16 de maio de 2009

Fidel publica 3º artigo que contem críticas aos mexicanos pela gripe suína

A imprensa oficial cubana divulgou nesta sexta-feira o terceiro artigo em que o ex-ditador Fidel Castro faz acusações sobre o governo do México de ter mentido sobre a aparição dos primeiros casos confirmados de gripe suína que é causada pelo vírus AH1N1.
Fidel citou uma revista científica e uma agencia de noticias norte-americana para dar mais ênfase a sua acusação de que as autoridades do México encobriram a epidemia até depois da visita do presidente dos Estados Unidos , Barack Obama , no meio do mês de abril.
O ex-presidente questionou no seu artigo se os líderes mexicanos já visitaram o embaixador dos EUA no México e ameaçaram romper relações diplomáticas em função das publicações , em aparente alusão em gestos semelhantes após os seus artigos sobre a epidemia.
"Fiz esforços para demonstrar que desde março já começam a surgir sintomas, cinco semanas antes do anúncio oficial da epidemia", diz Fidel ao comentar que a revista "Science expressa sua opinião de que possivelmente entre janeiro e março de 2009 surgiu a doença no México".
"Alguns se perguntam a título de que eu falo. Disse bem claro: com o de 'O Companheiro Fidel'", explica o ainda primeiro-secretário do governante Partido Comunista, que não aparece em público desde julho de 2006.
Autoridades cubanas já disseram que são três os estudandes infectados pela gripe, Cuba suspendeu os vôos com o México após as primeiras informações sobre a epidemia.

sábado, 9 de maio de 2009

Hugo Chávez ameaça deixar OEA


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou neste sábado deixar a Organização dos Estados Americanos (OEA) para criar em seu lugar um novo órgão do que chamou de povos livres.


"A Venezuela pode sair da OEA e convocar os povos deste continente para nos libertar destas ferramentas velhas e formar uma organização de povos da América Latina, de povos livres", declarou Chávez.


O presidente, que afirma conduzir uma "revolução socialista", acusou a OEA de evitar repreensões aos Estados Unidos durante ações de guerra ordenadas pelo ex-presidente George W. Bush e se mostrou indignado com um recente relatório da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), que incluiu a Venezuela na lista de países que precisam melhorar a defesa e o cumprimento dos direitos humanos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Uma Pandemia?


A gripe suína está chegando perto de ser considerada uma pandemia, depois do surto ocorrido no México aonde até ontem dia 27 de abril foram registradas 120 mortes. O vírus H1N1 é o causador da gripe suína, no entanto já foram encontrados casos de variantes desse vírus por isso que ele se torna tão perigoso, pois ainda não a vacinas específicas para combatê-lo e como é considerado novo por causa de suas mutações, ainda à muitas incógnitas sobre ele como por exemplo os meios de contaminação, como surgiu entre outras. Essa gripe ainda está relativamente concentrada na America do norte, até por isso não é considerada pandemia ainda, já se tem casos de contaminação na Europa mas de pessoas que vieram de locais de risco não que contraíram no país, porem relatase que a chance de casos como esse aparecerem deve aumentar por isso devemos ficar atentos para ver o que acontecerá.

Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
http://noticias.br.msn.com/especial/gripe-suina.aspx?cp-documentid=19434671

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Líderda oposição na Venezuela pede asilo no Peru

Manuel Rosales é acusado de enriquecimento ilícito, mas a oposição acusa Chávez de querer calar seu principal opositor.
O líder da oposição na Venezuela pediu asilo político ao governo peruano. Manuel Rosales, que viajou para o Peru como turista, é o atual prefeito da cidade de Maracaibo e disputou com o presidente Hugo Chávez as eleições de 2006.
Rosales está foragido há um mês, depois que foi decretada a prisão preventiva dele. A Justiça quer julgá-lo por enriquecimento ilícito, mas a oposição acusa Chávez de querer calar seu principal opositor.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Após aprovação de lei, Evo Morales encerra greve de fome.


Evo Morales estava cumprindo o quinto dia da sua greve de fome, quando finalmente o congresso boliviano aprovou na madrugada desta terça-feira , uma lei que causou muita polêmica, que transformou a constituição boliviana e também é um empurrão de Morales para as revoluções socialistas e indigenistas.
A lei foi baseada num projeto de acordo entre a oposição conservadora e o governo de Morales, a oposição teve de abrir mão de seus vários objetivos em troca de um registro de eleitores mais elaborado e em função disso Morales poderá ser reeleito e também realizar a formação de outras assembléias plurinacionais no congresso boliviano como a participação de pequenos povos indígenas no parlamento alem de permitir o voto da população boliviana que vive fora do país
Com a lei aprovada o presidente e mais 15 líderes sindicais declararam o fim da sua greve de fome que estava no meio do quinta dia.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Evo Morales inicia greve de fome


O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou nesta quinta-feira(9) o inicio de uma greve de fome com o objetivo de pressionar o Congresso a aprovar uma lei eleitoral que põe em risco a realização das eleições gerais da Bolivia no mês de dezembro, eleição essa, que representaria um grande passo rumo a reeleição do presidente boliviano.


O Congresso ignorou o prazo estipulado (meia-noite desta quarta-feira) e continuou o debate sobre a lei eleitoral, medida necessária para convocação das eleições presidenciais de 6 de dezembro.


"Diante da negligência de um grupo de parlamentares, fomos obrigados a adotar esta medida de jejum voluntário", disse Morales, em discurso pronunciado no palácio de governo de La Paz.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Oposição apela por democracia


A relação entre a oposição venezuelana e o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), está cada vez mais tensa por causa de um apelo feito pela oposição: "não se deixem utilizar" pelo presidente do país, Hugo Chávez. Se referindo as forças armadas do país, que são recrutados para agirem contra os princípios da democracia, e isso faz com que a oposição fique indignada com as ações de Chávez para tornar seu sonho cada vez mais real , se tornar ditador.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Farc libertam último refém estrangeiro

As Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc) libertaram no dia 17 seu último refém estrangeiro que estava detido pela guerrilha desde 16 de maio de 2007. O engenheiro sueco Eric Ronald Larsson foi entregue a funcionários do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), o serviço de inteligência do país, em uma zona rural do departamento de Córdoba, Colômbia.
O motivo da libertação unilateral seria a delicada situação de saúde em que se encontrava o refém, que tem 69 anos. O sueco havia sido capturado junto a sua esposa, Diana Peña Algarín, em sua casa na localidade de Tierralta, em Córdoba. Dois dias depois do sequestro, sua mulher conseguiu escapar.
O diretor do DAS, Felipe Muñoz, assegurou que não houve nenhum pagamento pela entrega do refém. As Farc teriam exigido cinco milhões de dólares para libertar o engenheiro. O governo sueco participou das negociações com a guerrilha com autorização de Bogotá. Segundo Muñoz, depois da libertação, Larsson foi internado em um hospital de Montería com metade do corpo paralisado, suspeita-se que tenha sofrido um derrame.
A guerrilha já libertou outro seis reféns no começo deste ano. No final de janeiro, uma operação de três etapas foi iniciada. Foram libertados os políticos colombianos Alan Jará, ex-governador de Meta e sequestrado no ano 2001, e Sigifredo López, ex-deputado regional do Valle do Cauca e detido desde 2003. Outros três policiais e um militar completaram a lista.

sábado, 14 de março de 2009

Um Fidel Caubói



Fidel Castro ex-ditador de cuba apareceu ao lado de Manuel Zelaya presidente hondurenho. Aparentava estar em um clima mais amistoso nas imagens que foram divulgadas pelo próprio presidente de honduras. As fotos foram apresentadas em virtude de a imprensa hondurenha ter duvidado do encontro realizado. "Aqui estão as fotos com Fidel, para aqueles que duvidavam", disse o presidente hondurenho. O ex-ditador estava teoricamente com uma boa aparência comparando com as suas antigas aparições, fazendo uso inclusive de um agasalho esportivo e um chapéu de caubói.
Como sempre, usando de seu peculiar sarcasmo Fidel Castro , neste encontro fez críticas ao presidente dos EUA e a ONU por nenhum dos dois oferecerem alguma medida esperançosa para os países do terceiro mundo sairem da crise econômica mundial e disse também que o plano de ressurreição da economia de Barack Obama não é suficiente como solução para esta crise e que ela apenas ficara pior.



Mais informações em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u534154.shtml

sábado, 7 de março de 2009

Extração de petróleo em Tupi começa em 1º de maio, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o primeiro barril de petróleo do campo de Tupi, na região do pré-sal, sairá em 1º de maio.
O campo de Tupi foi a primeira descoberta significativa da Petrobrás no pré-sal, com reservas estimadas entre 5 bilhões a 8 bilhões de barris.

"Nós estaremos lá em Tupi em 1º de maio para tirar o primeiro óleo. É muito importante o que vai acontecer porque nós vamos tirar os primeiros barris de petróleo a seis mil metros de profundidade", disse Lula.

O presidente lembrou os problemas com a Bolívia: "Muita gente queria que nós abríssemos guerra com a Bolívia, mas eu não via como não entender a realidade da Bolívia e a justeza da atitude de estatização e de reivindicação de um preço justo para o seu gás exigido por Morales."

Lula também afirmou que tornar o país independente na produção de gás natural foi uma decisão de governo tomada em reuniões com a Petrobras, mesmo em meio à crise financeira internacional.

"Foi pela determinação de investir na busca pelo gás que precisamos que chegará o dia em que direi para o Morales: Olha meu amigo, agora você é livre para vender o gás para quem quiser."


Mais em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u530813.shtml

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

“Todo o poder ao coronel”

Muitas pessoas diriam que a Venezuela é um país muito democrático olhando para o número de plebiscitos realizados, mas é ai que se enganam isso não é nada mais que uma manobra política do Coronel-presidente Hugo Chávez, ele está utilizando instrumentos democráticos, com eleições e plebiscitos, para destruir a democracia. É um procedimento clássico de construção de ditaduras. Essa manobra já foi utilizada antes por Hitler, quando eleito chanceler com o voto de um terço dos alemães em 1933, ele lançou mão de plebiscito para dar legitimidade à sua ditadura sanguinária.

A cada plebiscito a Venezuela da um passo a mais à presidência vitalícia. No referendo de domingo 15, Chaves recebeu o direito de disputar eleições seguidas, sem limite. A próxima eleição será em 2012. Como o mandato presidencial da Venezuela é de seis anos, ele poderá ser reeleito e governar ate 2018, quando completará 20 anos de mandato.

O governo de Chávez é muito criticado pela oposição, como mostra essa frase “Nunca se usou tanto a máquina estatal como nas ultimas eleições”, disse a VEJA o venezuelano Luis Vicente León, se referindo a instrução que Chávez passou aos funcionários publico, para deixarem de lado suas funções para se dedicar a aprovação da emenda.

Desde que Chávez assumiu somente um índice significativo foi positivo, a diminuição da pobreza. Porém isso só foi possível devido a distribuição de dinheiro público aos pobres dispostos a mostrar lealdade ao coronel-presidente. Ele também criou 1 milhão de empregos públicos, boa parte deles destinado a as pessoas que prestam serviços nas milícias e organizações chavistas.

Além da diminuição da pobreza é difícil encontrar outro ponto positivo no governo de Chávez, e o pior é que se o dólar não aumentar a Venezuela poderá deixar de ganhar 71,4 bilhões em 2009 com a venda do barril de petróleo, assim ficará difícil manterá mesada aos pobres e os gastos excessivos na área militar. Se com dinheiro já é ruim, imagine sem.



Adaptado da revista VEJA de 25 de fevereiro de 2009.