O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vetaram a compra de aviões de combate de fabricação tcheca que La Paz pretende destinar à luta contra o tráfico de drogas.Morales lembrou nesta sexta, na cidade de Oruro, durante um ato pelo aniversário das Forças Armadas bolivianas, que seu governo conta com um orçamento para a compra de seis aviões tchecos do tipo L-159 Alca (sigla em inglês para avião ligeiro de combate) que possuem tecnologia americana.
"Esperamos seis, sete meses sem resultados, e os que tinham que nos vender os aviões nos dizem agora que tinham que consultar os EUA, e os EUA disseram não", revelou Morales.
O presidente boliviano acusou Washington de não apoiar a luta antidrogas e assegurou que as ações contra o narcotráfico na Bolívia seriam mais efetivas se o país contasse com essas aeronaves, cujo custo seria de US$ 57,8 milhões.
Em março, o governo boliviano revelou que debatia com o Departamento de Estado dos EUA a autorização para adquirir seis caças da República Tcheca.
Diante da negativa americana, Morales pediu nesta sexta aos chefes das Forças Armadas para que recorram a indústrias russas ou chinesas para comprar aviões com características similares.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário