terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais um será?


Na ultima quarta-feira, 19, foi aprovado no senado colombiano um referendo sobre uma possível reeleição de Álvaro Uribe, ou seja, o seria o seu terceiro mandato como presidente, mas o referendo ainda falta ser aprovado na Câmara de Representantes, para então a população votar. È muito provável que se o referendo chegar a votação publica o atual presidente se reelegera, pois foram feitas pesquisas sobre a popularidade de Uribe mostrando que está em grande vantagem sobre os outros candidatos chegando a 72% a intenção de voto numa possível reeleição, entretanto Uribe ainda não confirmou se tentará se reeleger mesmo com a aprovação do referendo, mas as chances são grandes, de mais uma pais conseguir a reeleição. Temos que ficar atentos pois vai que a moda pega, mais do que já pegou.

http://www.opovo.com.br/opovo/internacional/802286.html
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/america-latina/referendo-aprovado-para-terceiro-mandato-de-uribe/

domingo, 23 de agosto de 2009

Venezuela quer que Unasul lute contra bases dos EUA


O acordo fechado entre Bogotá e Washington que da ao exército norte-americano o direito de usar pelo menos sete base militares colômbianas, esta incomodando e muito alguns dos líderes latino-americanos, principalmente o venezuelano Hugo Chávez.


A Venezuela aproveitará a cúpula extraordinária da Unasul em Bariloche, na próxima semana, para pedir que o organismo se empenhe no "processo de reversão" do acordo militar assinado, indicou neste sábado (22) o ministro das Relações Exteriores venezuelano Nicolás Maduro.


"Esperamos que da cúpula de Bariloche surjam importantes conclusões que permitam garantir ao continente sul-americano que as bases de paz se multipliquem, e que as bases militares dos Estados Unidos iniciem um processo de reversão", disse Maduro

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A semana badalada de Chávez.

Em apenas uma semana Hugo Chávez , o tenente-coronel venezualano realizou vários atos polemicos e tudo de uma vez só desde ataques em canais de televisão até eleições que podem ser manipuladas na Venezuela.

É visivel que Hugo Chávez pretende acabar com o que existe de democrático na venezuela e começou o acabamento invadindo o unico canal de televisão que tem direito a criticar o regime e tambem rompeu a licensiatura de 34 emissoras de rádios.

O presidente venezuelano ainda teve seu mandato e seu regime benefeciados com 2 novas leis uma na educação que obriga as escolas a a adotarem a cartilha bolivariana e tambem outra lei na que pode manipular as eleições em função da mesma permitir a instalação de urnas dentro das sedes dos partidos politicos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Morales confirma veto dos EUA à compra de aviões militares

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vetaram a compra de aviões de combate de fabricação tcheca que La Paz pretende destinar à luta contra o tráfico de drogas.Morales lembrou nesta sexta, na cidade de Oruro, durante um ato pelo aniversário das Forças Armadas bolivianas, que seu governo conta com um orçamento para a compra de seis aviões tchecos do tipo L-159 Alca (sigla em inglês para avião ligeiro de combate) que possuem tecnologia americana.
"Esperamos seis, sete meses sem resultados, e os que tinham que nos vender os aviões nos dizem agora que tinham que consultar os EUA, e os EUA disseram não", revelou Morales.
O presidente boliviano acusou Washington de não apoiar a luta antidrogas e assegurou que as ações contra o narcotráfico na Bolívia seriam mais efetivas se o país contasse com essas aeronaves, cujo custo seria de US$ 57,8 milhões.
Em março, o governo boliviano revelou que debatia com o Departamento de Estado dos EUA a autorização para adquirir seis caças da República Tcheca.
Diante da negativa americana, Morales pediu nesta sexta aos chefes das Forças Armadas para que recorram a indústrias russas ou chinesas para comprar aviões com características similares.