sexta-feira, 31 de julho de 2009

Uribe diz que Congresso aprovará referendo sobre reeleição




Após Hugo Chávez e Evo Morales, presidentes da Venezuela e da Bolívia, respectivamente, terem adquirido o direito de se reelegerem, e da tentativa do mesmo por Manuel Zelaya, cujo acarretou na depoisição do presidente hondurenho, o líder colômbiano Álvaro Uribe espera uma decisão sobre a convocação de um referendo popular para saber se os eleitores concordam com uma segunda reeleição do governante.

Tal atitude apenas reforça a têndencia ditatorial que vem invadindo a América Latina. Além disso, será Lula o próximo? Tudo indica que não, porém o que antes parecia inviavél devido a deposição de Zelaya volta à tona com o ''gigante" colômbiano.


"Essa tendência ditatorial, vai além da influência de Fidel. Remete ao ideal bolivariano (Simón Bolivar), que visa a libertação das "colônias" das metrópoles dominantes."
Prof. Luchetta em comentário na postagem "Oposição apela por democracia" de 30 de março de 2009.






domingo, 26 de julho de 2009

Tentativa frustrada


Neste último sábado, dia 25, Manuel Zelaya tentou retornar a Tegucigalpa, capital de Honduras, pra então retomar o poder do qual foi retirado no dia 28 de junho através de um golpe de estado aplicado pelos militares hondurenhos. Zelaya tentou atravessar a divisa entre a Nicarágua e Honduras a pé, ele conseguiu atravessar a fronteira, no entanto permaneceu somente duas horas, foi obrigado a retornar a Nicarágua sob a pena de ser preso, Zelaya aguarda a chegada de sua família e de seus seguidores para tentar novamente a retomada do poder. A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião extraordinária e suspendeu Honduras e ainda afirmaram não aceitar Roberto Micheletti, líder interino de Honduras, como presidente.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1243117-5602,00-ZELAYA+PASSA+A+NOITE+EM+MUNICIPIO+NICARAGUENSE+PERTO+DE+HONDURAS.html

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Argentina e a gripe suína

A Argentina está cada vez mais paralisada em virtude da força da expansão do vírus H1N1, com suspensões de atividades em vários locais obrigando inclusive algumas cidades de fecharem suas portas por causa da doença que já causou 55 mortes no território argentino.
A província de Buenos Aires já tem 20 distritos com suas atividades oficias , esportivas e culturais canceladas para evitarem a propagação da doença.
Nestes distritos discotecas , bares , bingos, ginásios, teatros , museus , shoppings e cinemas apareceram fechados para combater a proliferação do vírus e já existem dados preocupantes aonde o numero de infectados podem chegar em 100 mil .
Alguns municípios como Luján ainda declaram o uso obrigatório de mascaras em igrejas e também aonde haja culto.A série de fechamentos se une ao adiantamento das férias escolares , alem de terem aulas já suspensas em função da gripe incluindo a grande Buenos Aires para evitar maiores complicações.